Sequenciada
“Saber Viver”
Visa a
reflexão dos alunos sobre suas próprias vidas, seus valores, fazendo-os
refletir sobre suas condutas, também a elaboração consciente de regras e
combinados da sala. O a seuir foi desenvolvido pelas professoras: Cida Neves,Cátia Silva, Kátia Caruso e Sandra Maciel com os alunos do 4° ano
1-Início: poema de Cora Coralina
SABER VIVER
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das
pessoas
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita.
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido a vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto dura.
Cora Coralina
Proposta: despertar
nos alunos primeiramente a questão “saber viver”: para saber algo precisamos
aprender; denota que precisamos aprender a viver, não basta apenas viver. E
como é isto?
Será que
temos como aprender?
Leitura feita pelo professor de cada verso do
poema, procurando o sentido de cada palavra, buscando discutir o sentido de
cada expressão.(diversas vezes)
Pequeno texto
coletivo, resumindo o que é saber viver, segundo Cora Coralina.
2-: música
nas versões de Roberto Carlos e Titãs
É preciso saber viver
Roberto Carlos
Composição:
Erasmo Carlos/ Roberto Carlos
Quem
espera que a vida
Seja
feita de ilusão
Pode
até ficar maluco
Ou
viver na solidão
É
preciso ter cuidado
Pra
mais tarde não sofrer
É
preciso saber viver...
Toda
pedra no caminho
Você pode retirar
Numa
flor que tem espinhos
Você
pode se arranhar
Se
o bem e o mal existem
Você
pode escolher
É
preciso saber viver...
É
preciso saber viver!
É
preciso saber viver!
É
preciso saber viver!
Saber
viver!...
Propostas:
1-Ler e
discutir cada frase da música,buscando o sentido com respostas dos alunos
fazendo-os refletir sobre o que é ilusão, que cuidados devemos tomar para mais
tarde não sofrer, que pedras podem estar no caminho, o que é escolher entre o
bem e o mal, trazendo sempre que possível para a realidade da atual sociedade,
buscando exemplos que possam ilustrar o pensamento, seja na família ou na
sociedade, meio artístico, reportagens, etc.
2- Pequeno
texto coletivo resumindo o que é saber viver segundo Roberto Carlos.
2ª parte: É preciso saber conviver...
Elaboração de
regras e combinados
Propostas:
1-
Discutir
o sentido da palavra “conviver” (viver com)
2-
Falar
do dois primeiros grupos das nossas
vidas ( família e escola)
3-
Discutir
a diferença entre regras e combinados
4-
Registrar
no caderno 1 regra e 1 combinado da sociedade, de casa e da escola (aqui é
importante falar de leis que regem a sociedade e sua importância, estatuto do
idoso,da criança, por que foi necessário a criação desses estatutos... etc.)
5-
Registrar
as regras e os combinados da sala (coletivo)
6-
Elaborar
uma lista com 5 ou 10 atitudes simples para conviver de bem com os grupos
7-
Elaborar
cartazes com direitos e responsabilidades das crianças.
8-
Poema
Diversidade de Tatiana belinky
Diversidade
Um é feioso,
Outro é
bonito
Um é certinho
Outro,
esquisito
Um é magrelo
Outro é e
gordinho
Um é castanho
Outro é
ruivinho
Um é
tranqüilo
Outro é
nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
Outro é mais
lento
Um é
branquelo
Outro
sardento
Um é
preguiçoso
Outro
,animado
Um é falante
Outro é
calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é
sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é
aberto
Um carrancudo
Outro
,tristonho
Um divertido
Outro,
enfadonho
Um é enfezado
Outro é
pacato
Um é
briguento
Outro é
cordato
De pele clara
De pele
escura
Um ,fala
branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de
leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é
menina
(Pode ser
grande ou pequenina)
Um é bem
jovem
Outro, de
idade
Nada é
defeito
Nem qualidade
Tudo é
humano,
Bem diferente
Assim, assado
todos são gente
Cada um na
sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos,
venhamos
Isto é um
fato:
Tudo
igualzinho
Ai ,como é
chato!
Tatiana Belinky
Propostas:
1-Listar características físicas e não físicas
2- fazer jogral
3ª parte: Para não se
arrepender...
Música:
Epitáfio - Titãs
Epitáfio
Devia
ter amado mais
Ter
chorado mais
Ter
visto o sol nascer
Devia
ter arriscado mais
E
até errado mais
Ter
feito o que eu queria fazer
Queria
ter aceitado
As
pessoas como elas são
Cada
um sabe a alegria
E a
dor que traz no coração
O
acaso vai me proteger
Enquanto
eu andar distraído
O
acaso vai me proteger
Enquanto
eu andar
Devia
ter complicado menos
Trabalhado
menos
Ter
visto o sol se pôr
Devia
ter me importado menos
Com
problemas pequenos
Ter
morrido de amor
Queria
ter aceitado
A
vida como ela é
A
cada um cabe alegrias
E a
tristeza que vier
O
acaso vai me proteger
Enquanto
eu andar distraído
O
acaso vai me proteger
Enquanto
eu andar
Devia
ter complicado menos
Trabalhado
menos
Ter
visto o sol se pôr
Titãs
Propostas;
1-
Discutir
o que é epitáfio e o que os autores da música quiseram dizer com esta letra?
2-
Discutir
em que tempo estão os verbos e por quê?
3-
Fazer
paródia da música (coletivo)
:
Final: Celebração da
vida
Discutir valores e a
importância da vida
1-Música: O que o que
é?
O Que É O Que É?
Gonzaguinha
Eu fico com a
pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que
é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que
confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre
desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta
roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Propostas:
1- Ler
e cantar a música, buscando a alegria da letra
2- Pequena
produção de texto individual sobre o
tema vida (sugestão: E a vida o queé?)
3- Fazer
mural com o título “ E eu fico com as respostas da pureza das crianças...”
2-Poema: Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz de
Otávio Roth
Duas dúzias de coisinhas à-toa que
deixam a gente feliz
Otávio Roth
Passarinho na janela, pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado, cheirinho de mato
molhado, disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã,
grito de Tarzan.
Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no
poço, um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa, pisar em tapete
persa, eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão, dias quentes de
verão, descer pelo corrimão.
Almoço de domingo, revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim, lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
Proposta:
1-
Lista
de 10 coisinhas à toa que deixam cada um feliz (individual)
2-
Texto
coletivo: Uma dúzia de coisinhas à toa que nos deixam felizes ( rima de três em
três)
Amei seu trabalho! Parabéns!!!!!
ResponderExcluir